Av. Ricardo Brandão, 400 - Itanhangá Park
Campo Grande / MS

(67) 3901-6900 / 99982-4400

Av. Ricardo Brandão, 400 - Itanhangá Park
Campo Grande / MS
ampliar

Acabou o prazo. Em 2020, todos os veículos saídos de fábrica precisam contar com cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes do banco traseiro (muitos modelos não ofereciam esse item no assento do meio), além de Isofix, o sistema de fixação para cadeirinhas infantis.

O que antes era só uma orientação com prazo de adaptação para as montadoras – e questão de exigência por parte do consumidor – agora é obrigatório e oficial, de acordo com a Resolução 518/15 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

"Mas, para que essa obrigatoriedade se converta efetivamente em maior segurança, é fundamental que motorista e passageiros deem uso correto aos dispositivos", afirma Emerson Feliciano, gerente sênior de Pesquisa e Conteúdo do centro de pesquisa CESVI BRASIL.

O CESVI explica, abaixo, como isso deve ser feito com cada um desses componentes.

Cinto de 3 pontos

A parte subabdominal da cinta deve ficar em posição baixa, junto aos quadris, tocando as coxas. A parte diagonal da cinta deve estar sobre os ombros, porém não deve ficar muito solta. Também não deixe o cinto posicionado na região do pescoço, pois, além do desconforto, essa posição pode fazer com que a pessoa fique sujeita a lesões. Os cintos não devem ser utilizados dobrados nem enrolados.

Enconsto de cabeça

O apoio deve ficar o mais próximo possível da cabeça, tanto em altura quanto em distância. Ajuste o apoio de cabeça de forma que o dispositivo fique com sua parte superior na mesma altura que a parte superior da cabeça do ocupante. Para facilitar o ajuste, olhe pelo espelho retrovisor interno. Antes de sair com o veículo, verifique se todos os apoios de cabeça estão devidamente ajustados.

Isofix

Verifique se não há objetos estranhos em volta da ancoragem, impedindo o travamento correto, incluindo presilhas e cinto de segurança. Não utilize o dispositivo de retenção para crianças no banco dianteiro quando ele tiver airbag – a criança pode ser gravemente ferida se o airbag inflar. Se for oferecida a opção de desativar o airbag, desative-o quando utilizar o dispositivo de retenção.