F1 chega aos EUA para o GP de Las Vegas
18/11/2025 15:30 - Redação - Foto: Divulgação

A sorte não terá muito a ver com o resultado da corrida, mesmo que ela ocorra na cidade frequentemente chamada de “a capital mundial da jogatina”. O GP de Las Vegas é a última das três etapas do campeonato mundial deste ano a ser realizada nos Estados Unidos, antes do encerramento da temporada com as duas últimas corridas no Oriente Médio. O calendário prevê que a ação comece um dia antes do normal, com as sessões ocorrendo à noite sob os holofotes.

Portanto, as duas primeiras sessões de treinos livres são na quinta-feira, com a última seguida pela classificação na sexta-feira, enquanto o GP em si é realizado no sábado à noite. Todas as sessões começarão duas horas mais cedo do que no ano passado. O evento em Nevada já proporcionou corridas emocionantes com muitas ultrapassagens, graças ao traçado da pista, que inclui um percurso pela famosa The Strip.

Para celebrar o caráter único deste evento, o Boné de Pódio da Pirelli será dourado e azul. O dourado reflete as luzes da The Strip, enquanto o azul evoca a calma refrescante do circuito noturno. Uma edição especial produzida pela Pirelli Design com a contribuição criativa do designer Denis Dekovic, disponível no site de e-commerce dedicado https://store.pirelli.com.

Os compostos dos pneus

Pelo terceiro ano consecutivo, os compostos escolhidos para o circuito de rua de Las Vegas são o C3, C4 e C5. Um dos principais desafios será o gerenciamento da temperatura dos pneus, especialmente durante a classificação. O fato de as sessões serem realizadas mais cedo este ano ajudará os pilotos, pois as condições não serão tão frias, facilitando o aquecimento dos pneus.

No entanto, a volta de preparação antes da volta rápida continuará a ser crucial para que os pneus atinjam a temperatura ideal. Além disso, os pneus deste ano apresentam propriedades mecânicas melhoradas, o que deverá reduzir a degradação, que foi particularmente notória no composto médio no ano passado.

A decisão de não optar por um trio mais macio deveu-se ao risco de granulação, prevalente desde a primeira edição desta corrida, que poderia comprometer excessivamente a eficiência do composto mais macio da gama atual.

Em 2024

Apenas quatro pilotos não optaram por pneus Médios na largada. Fernando Alonso escolheu os Macios, enquanto Sergio Perez, Valtteri Bottas e Franco Colapinto, que largou do pit-lane, preferiram os Duros. Com quase todos os pilotos tendo guardado dois conjuntos dos compostos mais duros, a estratégia preferida foi a de duas paradas, com os pilotos levando os pneus ao limite em vez de terem que administrá-los com cuidado. A degradação foi mínima, bem como o desgaste, enquanto a granulação apareceu principalmente nos pneus médios utilizados na primeira parte da corrida.

A pista

A corrida é disputada em 50 voltas no circuito de Las Vegas, que tem 17 curvas e é único devido às velocidades atingidas e ao seu traçado técnico. Com 6,201 quilômetros, é o segundo mais longo do calendário depois de Spa e um dos mais rápidos em termos de velocidade média por volta. Em 2024, Alex Albon, em sua Williams, atingiu a velocidade máxima mais alta da temporada (368 km/h) na reta entre as curvas 12 e 14. Na última curva, os pilotos experimentam uma desaceleração muito forte ao frear, sendo uma das melhores oportunidades para ultrapassagens.

Quase 80% da volta é percorrida em aceleração máxima, com os carros passando por marcos famosos como o Venetian e o Caesars Palace, que sediaram os dois primeiros GPs de Las Vegas. Nas corridas de 1981 e 1982, a pista foi montada em um estacionamento, enquanto hoje ela atravessa as principais ruas da cidade, de modo que o mobiliário urbano e os resíduos de óleo do tráfego normal reduzem os níveis de aderência. Portanto, espera-se que a evolução da pista ao longo do fim de semana seja particularmente alta.

Palavra-chave: possíveis estratégias

Com um pouco de sorte, você pode vencer nas mesas do cassino em Las Vegas, mas na Fórmula 1 a sorte por si só não é suficiente. Para acertar na estratégia, é preciso ter dados, simulações e análises aprofundadas. Só assim você pode encontrar a jogada vencedora.

Antes de cada GP, a Pirelli fornece às equipes cenários de estratégia de corrida que são, em teoria, os mais rápidos, com base nos compostos específicos de pneus disponíveis naquele fim de semana. Isso é definido por cálculos extensivos, levando em consideração vários fatores relacionados aos pneus.

Essa abordagem requer uma metodologia diferente daquela utilizada pelas equipes, mesmo que os objetivos sejam semelhantes. Todos os dados são processados por um software próprio projetado para identificar as estratégias ideais para um carro em pista, com o objetivo de completar a corrida no menor tempo possível.

A primeira informação a ser analisada diz respeito à diferença de performance entre os compostos, conforme identificado na análise pré-evento realizada pelo grupo de modelagem e simulação. Em seguida, são adicionados dados históricos relativos à degradação dos pneus em anos anteriores na mesma pista, juntamente com dados dos mesmos compostos já utilizados em corridas anteriores durante a temporada atual.

Um parâmetro fundamental nos cálculos é a vida útil, que é o número máximo de voltas que um pneu pode percorrer antes que sua performance caia para um nível em que seja preferível substituí-lo.

Esses elementos, juntamente com outros fatores, permitem estimar os tempos de volta para cada composto e, levando também em consideração as variações nas cargas de combustível, identificar os momentos ideais para as trocas de pneus.

Um fator fundamental, que as equipes consideram de grande importância ao decidir entre uma estratégia de uma ou duas paradas, é o tempo que o carro leva para entrar no pit lane, realizar a troca de pneus e retornar à pista, o que varia de circuito para circuito. As análises são atualizadas ao longo do fim de semana de corrida, para incluir dados das sessões em pista e o que os engenheiros da Pirelli aprenderam sobre o produto.

As equipes, que têm mais dados relacionados aos seus próprios carros, costumam usar o que é conhecido como método Monte Carlo. Esse método também leva em consideração variáveis aleatórias, como o tráfego, a probabilidade de o Safety Car ser acionado e a facilidade de ultrapassagem em cada pista, especialmente nas zonas de DRS.

Área de Estatísticas

Esta será a terceira edição do GP de Las Vegas a ser realizada na Strip e a quinta vez no total que uma etapa do campeonato mundial de Fórmula 1 é realizada na capital da jogatina. Em 1981 e 1982, uma corrida foi realizada no estacionamento do Caesars Palace. A corrida inaugural no Circuito da Las Vegas Strip, realizada em 2023, foi vencida por Max Verstappen, enquanto George Russell venceu no ano passado, largando da pole position.